sexta-feira, 14 de outubro de 2011

dica de como vender seu artesanato!


Priscila Cunha, a artesã que é sucesso na web, ensina dicas para vender artesanatos na internet

É inegável a força que a internet trouxe ao artesanato brasileiro. Podemos ver isso nos incontáveis blogs e lojinhas virtuais que existem. Já são muitas as artesãs que até exportam os seus produtos. Portugal, Espanha, Estados Unidos são apenas alguns países que estão de olho no nosso artesanato. E a internet com certeza permitiu isso!

Mas, então, como se destacar no meio de tantos sites, de tanta informação? Certamente não é uma tarefa assim tão fácil. Mas eu diria que pelo menos é bem acessível. Basta ter boa vontade e persistir.

Existem diversas ferramentas pra criação de blogs, todas gratuitas. Mesmo pra criação de lojinhas virtuais, não é necessário nenhum conhecimento avançado de informática. As ferramentas já trazem tudo pronto e com preços bem acessíveis.

Mas não basta apenas criar o blog ou a lojinha e esperar pelos clientes e seguidores. É necessário valorizar o seu trabalho na internet. Pra isso, um bom layout, algo bonito e com a sua cara, é um ótimo diferencial. Outro ponto que vale a pena destacar é deixar os seus contatos bem à vista do cliente, além de todos os trabalhos que você faz, é claro.

E o que falar das fotos?Elas são ainda mais importantes. Fotos claras, que mostrem toda a riqueza do seu trabalho são fundamentais. Imagine que a única coisa que as pessoas têm pra conhecer o artesanato pela internet são as fotos, então elas precisam ser bonitas. E não é necessário ser fotógrafo ou ter uma máquina profissional. Com uma simples máquina digital, um fundo bonito, num ambiente claro da sua casa, é possível obter ótimos resultados.

TagsOutro recurso muito importante são as palavras-chave, também conhecidas como TAGS. A grande maioria dos blogs e outras ferramentas permitem que você digite uma série de palavras sobre aquele determinado texto do blog ou produto de uma lojinha. Use SEMPRE esse recurso. Essas palavras vão ajudar as pessoas a acharem o seu material quando estiverem fazendo buscas pela internet. Digite todas as palavras que te façam pensar naquele conteúdo. Imagine você fazendo uma busca pela internet, quais palavras iria usar?

Popularidade
Mas também não adiantam apenas as lindas fotos e todas as palavras-chave. Blog popular é um espaço que tem conteúdo. Então, mostre e conte sempre o que está fazendo, apresente coisas interessantes. Divulgue eventos e notícias sobre artesanato, dê dicas, compartilhe seu conhecimento. Mantenha seu blog sempre atualizado! Isso mostra que você está ativa, lhe traz credibilidade.

Além disso, se você quer divulgar seu trabalho na internet, é importante ter uma lista de contatos virtuais. Como conseguir isso? Primeiro você vai começar com a família e amigos que já tem. Eles podem te ajudar, divulgando pra outros amigos. E pra enriquecer os contatos, nada melhor do que usar as redes sociais. Facebook, Orkut, Twitter e outros espaços de compartilhamento de ideias são ótimas ferramentas pra se fazer novas amizades com pessoas interessadas no mesmo assunto! Então, use e abuse de tudo o que as redes sociais oferecem. O mundo virtual está cheio de artesãos e pessoas apaixonadas por artesanato, basta que você os encontre!

Minha experiência
Pode parecer que ter um bom negócio virtual, um site ou blog popular é uma tarefa trabalhosa e demorada. Não vou dizer que não é. Realmente demanda trabalho e tempo, não vai ser de uma hora pra outra que terá centenas de clientes ou seguidores. Pode ser que demore meses ou até mesmo mais de um ano, mas é necessário começar de alguma forma e se dedicar a esse mundo virtual. Com o tempo irão surgir os clientes e os seguidores, e se o seu trabalho for bom e chamar a atenção, isso vai começar a se espalhar tão rapidamente como um vírus. O poder de divulgação da internet é assustador, basta saber usar!

Em minha opinião o artesanato saiu das feirinhas das cidades e invadiu o mundo através das telas dos computadores! O que você está esperando pra fazer parte disso?

ContatoPriscila Cunha
http://pripri-artmimos.blogspot.com/ 

1 comentários on "dica de como vender seu artesanato!"

Adriana on 29 de outubro de 2011 15:06 disse...

Oi Juliane, muito proveitoso este seu post de dicas de venda de artesanato. Também tenho uma loja virtual e sempre digo que o que vende na internet é a foto. Conheço muita gente que faz ótimos trabalhos, mas na hora de fazer a foto elas ficam tao ruins que não conseguimos ver a beleza deles. Boas fotos fazem sim muita diferença porque quem olha e se encanta com a foto fica com vontade de comprar. Além disso divulgar o seu trabalho nas redes sociais já é uma obrigação de todo artesão que deseja mostrar e vender seus trabalhos.

 

July Artes em E.V.A. Todos os direitos reservados